Nossa História
Nossa História
Nossa História
A Claro Telecom Participações S.A. (“Companhia”) foi constituída em 27 de setembro de 2004 de acordo com o artigo 189 da Lei nº 9.472/97 – Lei Geral das Telecomunicações, é sediada na Cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo, na Rua Henri Dunant, nº 780 – Torre B, 2º andar, Santo Amaro, São Paulo-SP, CEP: 04709-110, e tem como principal atividade exercer o controle de sociedades exploradoras de serviços de telecomunicações. A Companhia tem como acionista controlador a América Móvil S.A.B. de C.V. (“América Móvil”), sociedade organizada e existente de acordo com as leis do México.
A Companhia detém, direta e indiretamente, o controle acionário das sociedades: Claro S.A. (“Claro”), Americel S.A., Claro NXT Telecomunicações S.A. (“Claro NXT"), Embratel Tvsat Telecomunicações S.A., Telmex do Brasil S.A., Reyc Comércio e Participações Ltda., BrasilCenter Comunicações Ltda., Claro Pay Holding S.A. e Claro Pay S.A. – Instituição de Pagamento (“Claro Pay”), as quais atuam no mercado brasileiro, especialmente, mas não limitado, no segmento de telecomunicações. Ainda, a Companhia detém o controle acionário indireto das seguintes sociedades sediadas no exterior: Ideas Musicales S.A. (Argentina), Ideas Musicales de Colombia S.A.S. (Colômbia), Ideas Musicales, Servicios, Interactividad y Comunidad Audiovisuales, S.A. de C.V. (México) e IMusica LLC (EUA).
As atividades de telecomunicações das sociedades controladas da Companhia são reguladas pela Agência Nacional de Telecomunicações (“Anatel”), a autoridade regulamentadora de telecomunicações, conforme estabelecido na Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, e respectivos regulamentos, decretos, decisões e planos complementares.
Em 2014 o grupo América Móvil decidiu promover uma reorganização envolvendo as suas respectivas estruturas societárias no Brasil, com o objetivo de reduzir custos administrativos, captura de sinergias, incremento de sua competividade e eficiência, em especial na comunicação e respostas ao órgão regulador, aprimoramento das práticas comerciais, aperfeiçoamento da rede e do atendimento aos clientes. Assim em 18 de dezembro de 2014, os acionistas da Claro, Embratel Participações S.A. (“Embrapar”), Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. (“Embratel”) e NET Serviços de Comunicação S.A. (“NET”) aprovaram em suas respectivas assembleias geral extraordinária a incorporação de Embrapar, Embratel e NET pela Claro, com efeito a partir de 31 de dezembro de 2014.
Em dezembro de 2019, nosso acionista controlador América Móvil adquiriu algumas sociedades no exterior, dentre as quais as controladoras indiretas da sociedade brasileira Nextel Telecomunicações Ltda. (anterior denominação da Claro NXT). No final de outubro de 2020, a Anatel concedeu anuência para consolidação das outorgas e frequências de serviço celular da Claro NXT na Claro, permitindo que a Claro passasse a deter participação acionária na Claro NXT. A consolidação das outorgas e frequências de serviço celular da Claro NXT na Claro, assim como as movimentações financeiras e societárias que permitiram que a Claro passasse a deter participação na Claro NXT, foram concluídas em 05 de fevereiro de 2021. Ainda, em abril e junho de 2021 a Anatel aprovou, respectivamente, a operação societária referente à cisão parcial da Claro e a transferência da outorga para explorar o Serviço de Acesso Condicionado - SeAC detida pela Claro para a Claro NXT, no contexto da Claro transferir os respectivos patrimônios e administrações do Serviço de Acesso Condicionado – SeAC (TV por Assinatura) e parte do Serviço de Comunicação Multimídia – SCM (acesso à internet de Banda Larga) para a Claro NXT. As movimentações financeiras e societárias que permitiram tal operação foram concluídas em 30 de junho de 2021.
Desde maio de 2020 a Companhia detém o controle da Claro Pay, sociedade que tem como objetivo a exploração de atividades de instituição de pagamento, e que principalmente atua como a conta digital do grupo Claro no Brasil e oferece aos clientes da Claro benefícios especiais, viabilizando um ecossistema de benefícios e sinergias relevantes às nossas operações e especialmente maximizando as possibilidades de rentabilização dos nossos negócios.
Em 28 de janeiro de 2021, a Oi Móvel S.A. – Em Recuperação Judicial (posteriormente incorporada pela Oi S.A. – Em Recuperação Judicial - “Oi S.A.”), como vendedora, e a Claro, a TIM S.A. e a Telefônica Brasil S.A., como compradoras, celebraram Contrato de Compra e Venda de Ações e Outras Avenças para aquisição dos ativos da operação de telefonia móvel - Serviço Móvel Pessoal da Oi S.A. (“UPI Ativos Móveis”). A consumação desta operação ocorreu em 20 de abril de 2022, com a aquisição da parte da UPI Ativos Móveis que cabia à Claro (“UPI Ativos Móveis – Claro”) através da transferência da totalidade das ações de emissão da sociedade denominada “Jonava RJ Infraestrutura e Redes de Telecomunicações S.A.” (“Jonava”), sociedade para a qual havia sido previamente vertido o acervo da UPI Ativos Móveis – Claro, para a Claro. Ainda, em 01 de abril de 2023, foi aprovada em Assembleia Geral Extraordinária da controlada Claro e da Jonava, a incorporação da Jonava pela Claro em consonância com a proposta de incorporação anteriormente aprovada em 08 de novembro de 2022. Em consequência da incorporação, a Jonava foi extinta de pleno direito e a controlada Claro a sucedeu em todos os direitos e obrigações, passando a ser sua sucessora legal, para todos os efeitos.