Infoética

Período: agosto a outubro/2025

Com transparência, respeito e diálogo com todas as partes interessadas — clientes, investidores, fornecedores e comunidade — reforçamos nosso compromisso com a integridade.
 
Trimestralmente, divulgaremos a edição da News Infoética, apresentando os resultados das ações registradas no Portal de Denúncias. Esse canal fortalece nossa cultura de honestidade, onde o comportamento ético é um princípio orientador em todas as nossas decisões e práticas.
 
O Portal de Denúncias é um canal seguro e acessível para qualquer pessoa — colaboradores, fornecedores, prestadores de serviço, parceiros comerciais ou clientes — reportar condutas antiéticas ou ilegais. Todas as informações fornecidas são tratadas com total confidencialidade e podem ser registradas de forma anônima, caso seja a preferência do denunciante. No período analisado, 90% das denúncias foram realizadas de maneira anônima. Segundo nosso Código de Ética, asseguramos que adotamos todas as medidas razoáveis e justificadas para proteger a confidencialidade da denúncia e do denunciante. Garantimos, em todos os momentos, que nenhum tipo de retaliação será feito contra o denunciante em razão da denúncia.
 
Ao registrar uma denúncia, o Portal gera um número de protocolo e uma senha exclusivos para ser possível acompanhar o andamento do processo. Caso queira consultar o status posteriormente, é essencial guardar esses dados em um local seguro.
 
Todas as denúncias registradas no Portal são inicialmente recebidas pelo acionista controlador, a América Móvil (AMX), na matriz, e posteriormente encaminhadas à área de Governança & Compliance para que possam ser investigadas pelas áreas responsáveis e apresentadas ao Comitê de Ética. Desde que o Canal de Denúncias passou a ser gerido pela área de Governança & Compliance, recebemos diversas denúncias. Destas, 91,31% já foram analisadas, tratadas e concluídas, reafirmando nosso compromisso com a transparência e a ética.
 
Reforçamos que todas as denúncias registradas no portal são tratadas com total confidencialidade. Além disso, utilizamos essas informações para aprimorar continuamente nossos processos internos, políticas e o Código de Ética.

Como resultado das denúncias recebidas no último trimestre, de agosto a outubro de 2025, tivemos:

Possuem fundamento e informações permitindo o esclarecimento dos fatos e a aplicação das sanções e/ou medidas corretivas.

As evidências apresentadas não confirmaram o relato da denúncia.

Não apresentaram informações para serem investigadas, ou seja, há falta de dados ou dados incorretos.

Você sabe o que isso quer dizer?

Ao recebermos uma denúncia, verificamos as informações para compreender se houve alguma violação. Por isso, é necessário realizar a descrição com todas as informações que tiver, de forma completa e detalhada, para que as medidas apropriadas sejam tomadas.

 

Reforçamos a importância de incluir informações consistentes, com fatos e evidências concretas. No período analisado, 66% das denúncias foram encerradas como Improcedentes ou Rejeitadas, por falta de dados suficientes ou por inconsistência das evidências apresentadas frente às investigações. Denúncias inverídicas ou relatos superficiais demandam tempo e recursos, prejudicando a agilidade na apuração de situações realmente relevantes.

Sanções disciplinares são aplicadas, conforme gravidade das ações, por desvios de procedimentos ou comportamentos que desrespeitam nossa Cultura, Conduta e Valores Éticos. Parceiros comerciais, prestadores de serviços e fornecedores também podem ser sancionados, sendo que a sanção pode ser desde uma notificação até um descredenciamento.

 

Principais sanções aplicadas neste período:

 

Buscamos aprimorar os processos e comportamentos que contribuem para o cumprimento das diretrizes do nosso Código de Ética. Como parte do plano de melhoria, consideramos as seguintes ações:

 

  • Reciclagem do treinamento sobre o Código de Ética;

  • Revisão das normas e procedimentos internos.

 

Nossos valores e princípios éticos são a base que orienta nossas decisões e nos diferencia como organização. Promovemos condutas éticas em nossas atividades diárias.

 

Reforçamos a importância de:

 

 
  • Ler e compreender o Código de Ética;

  • Agir de forma íntegra e responsável;

  • Reportar condutas inadequadas ou atividades suspeitas.